11. Um serviço de atendimento ao consumidor (SAC) funciona 19 horas por dia. A primeira hora do expediente começa com 6 funcionários, e a cada três horas mais 6 funcionários chegam ao SAC. Cada funcionário trabalha por exatamente 4 horas ininterruptas por dia e atende 5 clientes por hora, de maneira que são atendidos 720 clientes por dia. Em um certo dia, faltando 2 horas para o fim do expediente, constatou-se que, com a ausência de alguns funcionários, para se atender os 720 clientes, os 6 funcionários que ainda estavam de serviço deveriam passar a atender 10 clientes por hora. Nessas condições, o número de funcionários ausentes nesse dia foi
(A) 1.
(B) 2.
(C) 3.
(D) 4.
(E) 5.
Resolução:
Cada funcionário trabalha 4 horas e atende a 5 clientes por hora.
Ou seja, cada funcionário atende a 20 clientes por dia.
Nas últimas duas horas do dia, tínhamos 6 funcionários atendendo. Normalmente, cada um atenderia 5 clientes por hora, o que daria um total de:
Ou seja, nas últimas duas horas seriam normalmente atendidos 60 clientes.
Contudo, por conta da ausência de certo número de funcionários, esses pobre coitados dos 6 funcionários terão que atender 10 clientes por hora:
Eles terão que atender 120 clientes. Terão que atender 60 clientes a mais do que o normal.
Esses 60 clientes a mais decorrem justamente da ausência de certa quantidade de funcionários.
Muito bem. Sabemos que:
- 1 funcionário normalmente atende a 20 clientes
- X funcionários que faltaram atenderiam a 60 clientes
Fazendo regra de 3:
1 ---- 20
X --- 60
Três funcionários faltaram ao serviço.
Gabarito: C
Perfeita a explicação. Parabéns Vitor.
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