terça-feira, 4 de junho de 2013

RLQ MPU 2013 - parte 1

Hoje iniciamos a resolução da prova de RLQ do MPU. Segue vídeo:

[youtube=http://youtu.be/W2aRiytoht4]

Questões trabalhadas no vídeo:

Nos termos da Lei n.º 8.666/1993, “É dispensável a realização de nova licitação quando não aparecerem interessados em licitação anterior e esta não puder ser repetida sem prejuízo para a administração”.

Considerando apenas os aspectos desse mandamento atinentes à lógica e que ele seja cumprido se, e somente se, a proposição nele contida, — proposição P — for verdadeira, julgue os itens seguintes.

43. O gestor que dispensar a realização de nova licitação pelo simples fato de não ter aparecido interessado em licitação anterior descumprirá a referida lei.

44. A negação da proposição “A licitação anterior não pode ser repetida sem prejuízo para a administração” está corretamente expressa por “A licitação anterior somente poderá ser repetida com prejuízo para a administração”.

45) A negação da proposição “Não apareceram interessados na licitação anterior e ela não pode ser repetida sem prejuízo para a administração” está corretamente expressa por “Apareceram interessados na licitação anterior ou ela pode ser repetida sem prejuízo para a administração”.

46) A proposição P é equivalente a “Se não apareceram interessados em licitação anterior e esta não puder ser repetida sem prejuízo para a administração, então é dispensável a realização de nova licitação”.

47) Supondo-se que a proposição P e as proposições “A licitação anterior não pode ser repetida sem prejuízo para a administração” e “É dispensável a realização de nova licitação” sejam verdadeiras, é correto concluir que também será verdadeira a proposição “Não apareceram interessados em licitação anterior”.

5 comentários:

  1. Boa tarde professor, eu errei ao formular a proposição P, e ainda estou confusa em relação a isso. Ao invés de chamar a proposição de D eu achei que D fosse a proposição P. Então montei a proposição da seguinte forma: ~I ^ ~R se e somente se P.
    Não considerei que P fosse tudo, mas sim que P seria a proposição: "É dispensável a realização de nova licitação".
    Pois no final do enunciado diz: a proposição nele contida, P... Ora, a questão não estaria dizendo que P está contido na proposição? E que P só é verdadeira se e somente se ~I e ~R forem verdadeiros?
    Por favor, poderias me ajudar?
    Muito Obrigada pela sua atenção.

    ResponderExcluir
  2. […] Fiz um pequeno vídeo com a resolução da primeira parte da prova do MPU: Segue link Enunciados trabalhados: Nos termos da Lei n.º 8.666/1993, “É dispensável a realização de […]

    ResponderExcluir
  3. Gabriela Melo - RJ (Monitora)22 de setembro de 2014 às 06:49

    Parabéns! Excelente vídeo!

    ResponderExcluir
  4. Gabriela Melo - RJ (Monitora)22 de setembro de 2014 às 06:55

    Cade a parte 2? Nao achei rsrsr. Abs!

    ResponderExcluir