P: Se o eleitor tem informação completa e barata sobre os custos e benefícios dos serviços públicos providos, então vota em candidatos cujo plano de governo coincide com suas preferências.
Q: Se o eleitor vota em candidatos cujo plano de governo coincide com suas preferências, então o nível de gasto público reflete a preferência do eleitor.
R: Se os governos tendem a escolher estratégias de tributação que levam o eleitor a subestimar os verdadeiros preços dos serviços públicos providos, então o eleitor é induzido a apoiar níveis muito elevados de gasto público ou o nível de gasto público não reflete a preferência do eleitor.
Em relação às proposições acima, julgue os itens subsecutivos.
63 O argumento que tem como premissas as proposições P, Q e R e como conclusão “o eleitor vota em candidatos cujo plano de governo coincide com suas preferências” é válido.
Resolução:
Dando nomes às proposições simples:
A: O eleitor eleitor tem informação completa e barata sobre os custos e benefícios dos serviços públicos providos. (*)
B: o eleitor vota em candidatos cujo plano de governo coincide com suas preferências.
C: o nível de gasto público reflete a preferência do eleitor.
D: os governos governos tendem a escolher estratégias de tributação que levam o eleitor a subestimar os verdadeiros preços dos serviços públicos providos
E: o eleitor é induzido a apoiar níveis muito elevados de gasto público
O argumento tem as seguintes premissas:
Conclusão:
Vejamos se é possível termos premissas V com conclusão F.
Assumindo conclusão F, temos:
B: falso
Com isso, o consequente da primeira premissa é falso:
Para que esta premissa seja V, seu antecedente deve ser F:
A: falso
Além disso, o fato de B ser falso já garante segunda premissa verdadeira, pois teremos um condicional com antecedente F.
Finalmente, basta que D seja falso para garantirmos a terceira premissa verdadeira, pois teremos novo condicional com antecedente F.
Assim, na situação acima retratada, temos premissas V e conclusão F. Logo, argumento inválido.
ITEM ERRADO.
(*) eu não considero isso uma proposição simples, mas o Cespe considera.
64 A negação da proposição “o eleitor é induzido a apoiar níveis muito elevados de gasto público ou o nível de gasto público não reflete a preferência do eleitor” é logicamente equivalente a “o eleitor não é induzido a apoiar níveis muito elevados de gasto público e o nível de gasto público reflete a preferência do eleitor.”
Resolução:
Perfeito, aplicação direta da Lei de Morgan.
ITEM CERTO.
Professor, o que seria uma proposição composta para o Cespe? Concordo com vc que a proposição A da questão 63 não seria simples....
ResponderExcluirOlá, segue um artigo sobre isso: https://www.tecconcursos.com.br/dicas-dos-professores/o-cespe-e-as-proposicoes-simples
ResponderExcluirProfessor, fiquei um pouco confusa com esse "sistema Cespe"... A proposição "Arnaldo é alto e magro" seria simples ou composta? Eu diria ser composta...
ResponderExcluirSe for uma questão pedindo para classificar em "simples" ou "composta", o Cespe considera simples. Se for uma questão de lógica de argumentação e vc perceber que a reposta só sai se considerar composta, vai de composta. Resumo: se tivermos uma única oração, o Cespe tende a considerar simples, embora a própria banca caia em contradição em algumas questões, precisa de um pouco de jogo de cintura para perceber o que o examinador está pedindo.
ResponderExcluirAgora, cá pra nós, esse exemplo que vc deu deveria sempre ser considerado proposição composta. Infelizmente não é assim que a banca pensa.
Show! Entendi!
ResponderExcluirA negação da proposição "um empresário tem atuação antieconômica ou antiética" seria "nem todo empresário tem atuação antieeconômica ou antiética", certo? Seria considerada simples para o Cespe.
Professor, por favor, responda minha dúvida. Farei o certame do INPI nesse domingo...
ResponderExcluir