terça-feira, 21 de abril de 2015

Petrobras 2014 - questão 29

Hoje matamos a última das questões solicitadas pelo Cesar, vamos lá. 

Para ingressar em um curso de pós-graduação, os candidatos são avaliados por uma prova tradicional, com conteúdo técnico e específico, e os 25% melhores são classificados. Esse processo está sendo reavaliado e pensa-se em substituí-lo por uma prova de raciocínio lógico. Para testar esse processo, sessenta candidatos foram submetidos à prova de raciocínio lógico e à avaliação tradicional. A probabilidade de um aluno ter sido aprovado na prova de  raciocínio  lógico,  dado  que  ele  foi  classificado  como um dos 25% melhores, foi 80%, e a probabilidade de um aluno ter sido aprovado na prova de raciocínio lógico e não ter sido classificado foi de 50%. A probabilidade de um candidato não ter ficado entre os  25% melhores, dado que foi aprovado na prova de raciocínio lógico é de

a) 2/7
b) 3/10
c) 1/2
d) 7/10
e) 5/7

Resolução:

Dos 60 candidatos, só 25% são classificados no exame tradicional. 

$60 \times 0,25 = 15$

15 candidatos são classificados e o restante é desclassificado.


A chance de um aluno ter sido aprovado em lógica e ter sido desclassificado no exame tradicional é de 50%. Assim, metade dos 60 candidatos se encontra nesta situação:


A chance de um candidato ter sido aprovado em lógica, dado que foi classificado no exame tradicional, é de 80%. Em outras palavras, dos 15 que foram classificados no exame tradicional, 80% também foram aprovados em lógica.

$0,8 \times 15 = 12$


As demais células podem ser preenchidas por somas ou diferenças:


Foi pedida a chance de um candidato ter sido desclassificado no exame tradicional, dado que ele é um dos 42 que foram a provados em lógica. 

Temos então 30 casos favoráveis em 42 possíveis. A probabilidade fica:

$P = {30 \over 42} = {5 \over 7}$

Resposta: E

3 comentários:

  1. Esta técnica de preenchimento das células é fantástica dá para visualizar claramente a resolução

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  2. Fiquei com uma duvida... qual a diferença entre:

    a probabilidade de um aluno ter sido aprovado na prova de raciocínio lógico e não ter sido classificado foi de 50%.
    X
    A probabilidade de um candidato não ter ficado entre os 25% melhores, dado que foi aprovado na prova de raciocínio lógico é

    Ambos falam sobre candidatos não classificados (que não ficaram entre os 25%melhores ) e aprovados na prova de raciocínio lógico... não?

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    Respostas
    1. A diferença é que no segundo caso temos uma probabilidade condicional.

      Primeiro caso:
      - número de casos favoráveis = alunos que foram, simultaneamente, aprovados em RL e desclassificados no exame tradicional
      - número de casos possíveis = todos os 60 alunos

      Segundo caso:
      - número de casos favoráveis = idem situação anterior
      - número de casos possíveis = só os 42 alunos que foram aprovados em RL (pois essa foi a condição estabelecida - daí probabilidade "condicional")

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