Recebi um e-mail do Antônio Carlos, aluno do Eu Vou Passar, pedindo ajuda com o cálculo alternativo de variância, quando optamos por usar a variável auxiliar.
Bom, relembrando, a variância é uma medida de dispersão. Ela me indica o quanto os dados estão afastados da média aritmética. Para calcular a variância, fazemos assim:
Ou seja, calculamos a média dos quadrados dos desvios. Desvios estes calculados em relação à média aritmética.
Caso estejamos diante de uma amostra, usamos “n – 1” no denominador. Neste caso, usamos o símbolo s2 para a variância.
Não entrarei em detalhes no porquê disso, mas fica registrado que o objetivo é obter um estimador não-viciado da média da população.
Ok, continuando.
O grande detalhe é que esta forma de cálculo é muito demorada, é trabalhosa. E, na hora da prova, é sempre bom poupar tempo.
Pois bem, outra maneira de calcular a variância, que demanda muito menos tempo, é a seguinte:
Ou seja:
- calculamos a média dos quadrados
- calculamos o quadrado da média
- subtraímos um do outro, obtendo a variância populacional
Detalhe: essa forma alternativa pressupõe que utilizamos “n” no denominador. Se estivermos diante de uma amostra, temos que multiplicar por “n” (para anular a divisão feita pelo próprio “n”) e dividir por “n – 1”, para obter o denominador correto. Fica assim:
E, é claro, podemos usar o cálculo alternativo da variância em qualquer situação, inclusive quando decidimos adotar a variável “auxiliar”. E aqui reside a dúvida do Antônio Carlos.
Para ver como fica, nada melhor que um exemplo. Utilizarei a recente prova da Esaf, feita agora em 2012:
(ESAF - Ministério da Integração Nacional 2012)
a) 121,5
b) 124
c) 126,5
d) 129
e) 131,5
Resolução:
Seja “X” o ponto médio de cada classe.
Classe | ||
Mais de 0 a 10 | 5 | 22 |
Mais de 10 a 20 | 15 | 13 |
Mais de 20 a 30 | 25 | 10 |
Mais de 30 a 40 | 35 | 3 |
Mais de 40 a 50 | 45 | 2 |
Observem que os valores de X são elevados. Para diminuir um pouco as contas, usamos a variável auxiliar, que eu costumo chamar de “d”.
Vamos criar a variável auxiliar “d”, dada por:
Fazemos assim: subtraímos da variável "X" a constante 25 (ponto médio da classe central) e dividimos por 10 (amplitude de classe). O resultado fica:
5 | -2 | 22 | -44 |
15 | -1 | 13 | -13 |
25 | 0 | 10 | 0 |
35 | 1 | 3 | 3 |
45 | 2 | 2 | 4 |
TOTAL | 50 | -50 |
Observação: não existe regra fixa para cálculo da variável “d”. O objetivo é usar qualquer transformação (envolvendo somas, subtrações, divisões e multiplicações de constantes) para chegarmos a números mais fáceis de se trabalhar.
Outra forma de cálculo muito comum em livros é subtrair X do ponto de maior frequência. Também dá certo. Aí vai do “gosto do freguês”.
Continuando.
Agora calculamos a média e a variância para “d”. Por quê? Porque para “d” os valores são menores, mais fáceis de se trabalhar.
A média de “d” fica:
Com o mesmo raciocínio, calculamos a média de
5 | -2 | 4 | 22 | 88 |
15 | -1 | 1 | 13 | 13 |
25 | 0 | 0 | 10 | 0 |
35 | 1 | 1 | 3 | 3 |
45 | 2 | 4 | 2 | 8 |
TOTAL | 50 | 112 |
O que resulta em:
Agora é só aplicar a forma alternativa de cálculo da variância. A variância populacional é igual à diferença entre a média dos quadrados e o quadrado da média:
Na variância populacional, o denominador é “n”(= número de dados na amostra).
Mas nós queremos a variância amostral, com denominador “n – 1”. Então multiplicamos o resultado acima por “n”, para cancelar a divisão feita, e dividimos por “n – 1”, para chegarmos ao denominador desejado.
Essa é a variância amostral para “d”.
Agora calculamos a variância amostral para X. Assim:
Quando multiplicamos os dados por uma constante (10), a variância fica multiplicada pela constante ao quadrado (102). Quando somamos uma constante aos dados (25), a variância não se altera.
Gabarito: C
Pronto. Usamos o cálculo alternativo da variância em conjunto com o emprego da variável auxiliar. Como fizemos?
Calculamos tudo para a variável auxiliar (média e variância). Depois usamos propriedades da variância para achar a dispersão da variável original (X).
É isso.
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Bons estudos!
Vítor
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