quinta-feira, 21 de março de 2013

Inequações–Susep 2010

Hoje resolvo uma questão a pedido do José Marcos e do Antônio Carlos, alunos do meu curso de RLQ:


SUSEP 2010 – ESAF

A inequação dada por

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é definida no conjunto dos números reais, R, tem como solução o conjunto S representado por:

a) clip_image004[4]


b) clip_image006[4]


c) clip_image008[6]


d) clip_image010[4]


e) clip_image008[7]


Resolução.


Vou iniciar com a solução apresentada em aula.


Observem que todas as alternativas são muito semelhantes. Só o que muda é a inclusão ou não dos valores 0, 3/4 e 3.


Então só o que temos que saber é se estes valores satisfazem ou não a inequação.


Primeiro: testando o zero.


Basta substituir x por 0:


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Temos uma divisão por zero, que é impossível. Logo, o zero não faz parte do conjunto solução.

Segundo caso: testando o 3/4.

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Chegamos a uma expressão correta, pois, de fato, 2 é menor ou igual a 2. Logo, o número 3/4 faz parte do conjunto solução.


Terceiro caso: testando o número 3.


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Chegamos em outra expressão correta (pois é verdade que zero é menor ou igual a 2). Portanto, o número 3 também faz parte do conjunto solução.


Com isso, concluímos que a alternativa correta é aquela que exclui o 0, inclui o 3/4 e inclui o 3.


Gabarito: D


Agora vejamos a solução que não parte direto para as alternativas. Essa foi a solução pedida pelo Antônio e pelo José.


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Para que a solução exista, o denominador deve ser diferente de 0. Logo:

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Além disso, para que o numerador exista, dentro da raiz quadrada devemos ter um número não negativo. Logo:

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Ok, agora começamos a resolver a inequação.

1º caso: x > 0.

Multiplicando os dois lados da igualdade por “x”:

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Elevando os dois lados ao quadrado:

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Se estivéssemos diante de uma equação, teríamos:

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Aplicando a fórmula de Bhaskara:

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Esses dois valores tornam nulo o valor de

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Trata-se de uma parábola, com concavidade para cima. Ela assume valor negativo entre as raízes e positivo fora do intervalo entre as raízes. Nós estamos interessados justamente nos valores positivos e nulos (f(x) maior ou igual a zero))


Portanto:

  • f(x) é igual a zero para x = -1 e para x = 3/4

  • f(x) é maior que zero para x< -1 e para x>3/4


Lembrem-se de que nesse primeiro caso estamos trabalhando só com valores positivos de “x” . Além disso, “x” deve ser diferente de 0 (condição I), e menor ou igual a 3 (condição II). Então concluímos que f(x) será maior ou igual a zero para:


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2º caso: x<0

Multiplicando os dois lados da igualdade por “x”:

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A desigualdade se inverte, pois agora multiplicamos os dois lados por um número negativo.

Nem precisamos continuar analisando. Vejam que do lado esquerdo da igualdade temos 3 subtraído de um número negativo. Esse resultado é sempre positivo.

Exemplos:

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E assim por diante.


Do lado direito da igualdade temos um número negativo (2 vezes “x”, que é negativo, dá negativo).


Qualquer número positivo é sempre maior que qualquer número negativo.


Então a desigualdade acima valerá sempre, para qualquer valor de “x” que obedeça a esse segundo caso (“x” negativo).


Logo, outra possibilidade de solução é:

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Juntando (III) e (IV) temos o conjunto solução:


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Ao meu ver não compensa esquentar muito a cabeça com essa segunda solução. Primeiro, esse tipo de questão é raro em prova de concursos. É mais comum só em vestibulares. Segundo, não precisamos ignorar as alternativas, pois elas sempre vão existir na hora da prova. A menos que seja prova do Cespe.

Um comentário:

  1. Valeu, Vitor. Uma das coisas que mais apreciei em seu curso de Raciocínio Lógico-Quantitativo no Estratégia Concursos foi a possibilidade de resolver uma mesma questão de várias maneiras diferentes. Grato pela explicação.

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