Olá pessoal!
Recebi hoje uma dúvida bem interessante, sobre a questão abaixo, resolvida no meu curso de RLQ:
ATFRB 2012 [ESAF]
Para construir 120 m2 de um muro em 2 dias, são necessários 6 pedreiros. Trabalhando no mesmo ritmo, o número de pedreiros necessários para construir 210 m2 desse mesmo muro em 3 dias é igual a
a) 2.
b) 4.
c) 3.
d) 5.
e) 7.
Vou iniciar com a resolução apresentada em aula, depois passo à dúvida que me foi enviada.
O primeiro passo é montar a tabela com as informações dadas, para depois fazermos a regra de três.
Quanto mais pedreiros disponíveis, maior a área de muro construída. As grandezas são diretamente proporcionais.
Quanto mais pedreiros disponíveis, menos tempo gastaremos para construir o muro. As grandezas são inversamente proporcionais.
Agora, montamos as frações. De um lado da igualdade a fração usada como referência (pedreiros):
Do outro lado a igualdade, colocamos as demais frações multiplicando. Tomamos o cuidado de inverter aquelas que são inversamente proporcionais à quantidade de pedreiros.
Gabarito: E
Muito bem, a dúvida foi: como fazer para partir de
E chegar em:
A dúvida é bastante interessante, e merece ser analisada com calma.
Vamos começar com alguns exemplos mais simples. Observem:
Como fazer para encontrar o valor de “y”?
É o seguinte. Podemos fazer uma operação qualquer do lado esquerdo da igualdade. Se fizermos a mesma operação do lado direito, a igualdade se mantém. E vice-versa.
Então, a título de exemplo, vamos multiplicar o lado direito por 12. Com isso, eliminamos o denominador.
Abaixo, trago apenas o lado direito da igualdade, para a gente ver como ele vai ficar:
Depois da multiplicação por 12, o lado direito agora vale 3.
Para não alterar a igualdade, fazemos a mesma coisa do lado esquerdo. Vejamos como fica o lado esquerdo.
Como fizemos a mesma operação dos dois lados da igualdade, ela se mantém. Juntando os dois lados da igualdade, podemos ver como fica nossa equação:
Continuando.
Agora multiplicamos o lado esquerdo por “y”, para eliminar o denominador. Para não alterar a igualdade, fazemos a mesma coisa do lado direito:
Do lado esquerdo, simplificamos y com y:
Observem então como tudo ficou:
Isso é popularmente expresso como: “multiplicar cruzado”.
Quando temos igualdade entre frações, podemos “multiplicar cruzado”, que a igualdade se mantém. Multiplicamos um denominador pelo numerador da outra fração.
O “4” era um dos numeradores. Multiplicamos pelo denominador da outra fração, obtendo 4 x 12
O “3” era um dos numeradores. Multiplicamos pelo denominador da outra fração, obtendo 3 x “y”
Na sequência, nosso interesse é calcular “y”. Então dividimos os dois lados da igualdade por 3, para deixar que “y” fique sozinho:
Resumindo:
O 3 estava multiplicando “y”. No final, ele apareceu do outro lado da igualdade, dividindo.
Popularmente a gente diz que “passamos o 3 dividindo”.
Assim, tudo que está de um lado da igualdade, multiplicando, pode “passar para o outro lado”, dividindo.
Outro exemplo:
Multiplicando cruzado:
Agora passamos o 2 dividindo:
Outro exemplo:
Multiplicando cruzado:
Agora passamos para o outro lado dividindo:
E assim por diante.
Na questão da Esaf, foi exatamente isso que fizemos. Vejamos tudo mais passo a passo:
Do lado direito temos uma multiplicação de frações. Basta multiplicar os numeradores e multiplicar os denominadores:
Agora, “multiplicamos cruzado”:
Em seguida, podemos simplificar 210 com 3 (210 dividido por 3 dá 70):
Em outras palavras, dividimos o numerador e o denominador por 3 (o que não altera o resultado).
Agora dividimos o numerador e o denominador por 12:
Muito obrigado pela resposta tão tempestiva e tão elucidativa.
ResponderExcluirIsso é a tradução da preocupação que tem com seus alunos.
Valeu, valeu mesmo...
MUITO BOA EXPLICAÇÃO..APRENDI...OBÁ...
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